Rede Amigão Saraiva

Rede Amigão Saraiva entre as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.

A Rede Amigão Saraiva, organização com sede entre as cidades de Paraíba do Sul e Três Rios, foi eleita uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, pelo Guia Você S/A – EXAME – 2009, considerada a maior e mais respeitada publicação sobre gestão de pessoas e clima organizacional do país. Esta conquista das Organizações Saraiva lhe confere méritos e referências de qualidade entre as grandes empresas em destaque na 13ª edição da revista, que já está nas bancas.

Os Diretores da Rede Amigão, Moacyr Saraiva e Ionara Mafia, acompanhados pelos seus Assessores Estratégicos, o Consultor José Carlos Coelho e a Psicóloga Organizacional Joselaine Pinheiro, da Pro-Genth – Talentos Humanos, empresa responsável pelo desenvolvimento das políticas de Gestão de Rh, boas práticas e qualidade das relações no ambiente de trabalho, receberam em 09 de Setembro de 2009 a honrosa premiação, no Teatro Alfa, em São Paulo.
A informação desta conquista, anunciada pela coordenação da Editora Abril na última semana de agosto, foi recebida com muita satisfação e alegria por todos os profissionais que compõem as equipes da Rede Amigão – única organização premiada com base no Interior do Estado do Rio de Janeiro. “Estamos preparando uma grande festa para agradecimento aos nossos colaboradores, por contribuírem positivamente aos excelentes resultados alcançados na pesquisa, principalmente quando consideramos o curto período de tempo (aprox. 03 anos) que a gestão estratégica de pessoas vem sendo implementada”, enfatiza a respeitada psicóloga Josy, como é chamada carinhosamente por todos.

As empresas que compõem o complexo da Rede Amigão se encontram estabelecidas no Interior do Estado do Rio, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Espírito Santo, com operações diversificadas de seus serviços nos seguimentos de postos de combustíveis, churrascarias, restaurantes, autopeças e transportadora de derivados de petróleo.

Foram aproximadamente quatro meses de exercícios, análises, pesquisas e entrevistas em todos os níveis, realizadas por auditores das Revistas Exame e Você S.A, sob orientação da FIA (Fundação Instituto de Administração de São Paulo), instituição ligada à USP, que, segundo os gestores da Pro-Genth, medem e desvendam todas as estratégias da organização.

De acordo com José Carlos são inúmeras as etapas e passos que envolvem os processos. Além do extenso questionário da empresa, todos os funcionários, quantificados no ato da inscrição, recebem uma senha confidencial para acesso a outro questionário específico, com aproximadamente 80 perguntas diretas para serem respondidas via internet. Após checagem da lisura das respostas e informações, através da apuração de dados, indicadores são gerados e apontam: a satisfação dos funcionários com suas lideranças, comunicação, confiança na empresa, felicidade e camaradagem no ambiente de trabalho.

Após a medição de todos os parâmetros estabelecidos pela Você S/A – EXAME, a Diretoria de Rh é informada sobre a evolução da empresa e, se pré-classificada entre as 220 empresas na última fase decisiva para a eleição das 150 melhores, recebe um jornalista da editora, que realiza entrevistas coletivas com profissionais listados por ele, pertencentes aos planos operacional e gerencial, encerrando o processo com o gestor responsável pela área de Rh, para check de eventuais dúvidas e conclusões finais, conforme registro de seu parecer, sobre as características predominantes no modelo de Gestão da Rede Amigão Saraiva, nas páginas do Guia: Respeito, Autonomia e Amor ao Próximo.

 

Com base na matéria publicada pelo Entre Rios Jornal em 16/09/2009